O termo febre aplica-se, quando o corpo ultrapassa a sua temperatura normal. Também é um distúrbio do nosso estado corporal. Sem dúvida que afecta todas as faixas etárias (bebés, crianças,adultos e idosos). A temperatura normal corporal saudável, varia entre 36,9 ºC a 37,5ºC. É susceptível esta variação, pois vai depender da ingestão de alimentos, da quantidade de exercício e da temperatura em torno da atmosfera.
Sintomas
A febre geralmente começa com um leve tremores, dor de cabeça, dores em todas as partes do corpo, pode haver constipação à mistura, náusea e vómitos. A respiração e o pulso aceleram normalmente, há transpiração abundante e a urina normalmente fica mais concentrada (cor e cheiro), normalmente são estes os sintomas mais comuns. Não posso deixar de alertar, que durante o estado febril poderá ocorrer uma hiper pirexia (febre alta), é uma indicação de perigo. Se esta situação se mantiver por algum tempo não hesite mesmo, vá imediatamente para o hospital. Pois se permanecer neste estado durante algum tempo, a morte pode ser inevitável.
Causas
A febre é nem mais nem menos um sintoma de luta de um corpo perante uma infecção, sendo esta a característica mais comum de várias doenças. Sem dúvida que a febre é uma aplicação bastante ampla em muitos casos. É um sintoma secundário do nosso corpo. Pois encontra-se em desordem, neste preciso momento. Mas a verdadeira causa de todas as febres, incluindo uma febre comum, é o acumulo de matéria mórbida(ama-toxinas) no nosso corpo. Hábitos alimentares e condição de higiene inadequados. Portante a febre é a tentativa natural do nosso corpo se libertar da matéria tóxica. Não é resultado de infecção germinativa, como geralmente se acredita.
Tratamento dietético
Como a febre é uma crise de cura natural, deve ser ajudada a seguir o seu percurso normal. Qualquer administração de medicamentos, permitirá apenas ao corpo reter a matéria mórbida que causou esta condição. Se for tratada de maneira natural, a febre comum, sem outras complicações, desaparecerá em dois ou três dias.
Para começar deve beber em jejum um sumo de laranja e água morna. Este procedimento, deve ser feito de duas em duas horas, durante todo o dia. Fornecerá energia, aumentará a produção de urina e promoverá a resistência do corpo contra a infecção, acelerando a sua recuperação. Deve ser administrado enema de água morna diariamente para limpar os intestinos durante este período. Quando a temperatura voltar ao normal e a sua língua limpa, adoptar uma dieta à base de frutas por dois dias.
Fazer três refeições por dia com frutas suculentas, como maçã, pêra, uvas, laranja, abacaxi, pêssego, melão e outras frutas que goste e que sejam da época, pois esta é a opção mais acertada. Após este regime alimentar, adicionar vegetais frescos, crus ou levemente cozidos. Não esquecer de beber água com limão ou água pura, morna ou fria, assim o corpo está preparado para embarcar numa dieta equilibrada.
Remédios Caseiros
São muito benéficos no tratamento da febre. O uso de folhas de manjericão (tulsi) é bastante eficaz. Fazer uma decocção de 12 gramas destas folhas, fervida em meio litro de água. Pode ser administrada com leite/vegetal, açúcar mascavado e cardamomo em pó (choti elaichi). Esta receita vai diminuir a febre/temperatura.
Um chá feito a partir de sementes de feno-grego (methi), é também uma óptima receita para a redução da febre/temperatura, e ao mesmo tempo é particularmente valiosa, purificadora e calmante.
Outras medidas importantes
Compressas frias devem ser aplicadas na cabeça/testa. Se a febre não baixar pode aplicar uma bolsa de gelo ou compressa fria passando por todo o corpo, podendo também envolver nos membros (nas pernas, braços). Estas medidas devem ser tomadas a cada três horas durante todo o dia, enquanto a temperatura permanecer, pode ainda insistir de hora a hora este processo, sem contra-indicação alguma.
Uma botija de agua quente, deve ser aplicada nos pés, e óleo de coco na testa.
Para não haver dúvidas
- Dieta:
Sumo de frutas até a febre/temperatura diminuir ou desaparecer.
Sumo de frutas frescas diluídas em água de 50/50, a cada duas horas
Fazer enema de água morna diariamente, durante o dia, para limpar os intestinos
- Após as orientações anteriores, comece gradualmente por uma dieta bem equilibrada, orientações a ter em conta:
Ao acordar:
Um copo de água morna com meio sumo de limão espremido, adicionar também uma colher de chá de mel
Pequeno-almoço:
Fruta fresca, um copo de leite/vegetal adoçado com mel e algumas sementes ou nozes
Almoço:
Legumes cozidos a vapor, ou levemente cozidos na hora, chappatis de trigo integral, e um copo de buttermilk
Lanche:
Um copo de frutas frescas ou vegetais cozidos
Jantar:
Salada de vegetais crus, sementes, feijão mungi, nozes e molho de sumo de limão.
- Remédio caseiro: Decocção de folhas de manjericão e chá de sementes de feno-grego.
EVITAR: Carnes, café, alimentos refinados e processados, farinha branca, açúcar e todos os alimentos a partir destes.
- Outras medidas: Compressas frias sobre a cabeça/testa, podendo também aplicar compressas frias no corpo todo (se necessário). Tentar estar num ambiente mais fresco, para a febre/temperatura corporal baixar.
Poderia ainda falar de diferentes tipo de febres ( Vata, Pitta e kapha), e nos vários tecidos corporais, mas isso iria alongar e complicar um pouco esta publicação.
Sobre a febre, são estas as dicas e conselhos. Espero que gostem e que vos possa ser útil.
Com Carinho,
Sara Rebelo