Dinacharya – Rotina diária

O Sol nasce e põe-se todos os dias para todos os seres. O conhecimento Ayurvédico proporciona um reencontro, que nos direciona e conduz ao equilíbrio, através da adoção de uma rotina que está em harmonia com a força cósmica. Escolher uma vida feliz hoje é melhor do que ficar à espera do amanhã para a encontrar. A rotina diária é absolutamente necessária para trazer uma mudança no corpo, na mente e na nossa consciência.

Acordar cedo:

Levantar-se antes do amanhecer, pode ser 10 minutos ou até mesmo mais, é a chave principal para a saúde. As escrituras sânscritas chamam a esse momento Brahma Mahoorta ou Amrita Bela. Brahma Mahoorta significa o “momento de Bhrahma, a consciência pura, o Eu Divino. Amrita Bela significa o “momento do néctar da vida”. Durante esses minutos cruciais amplia-se, a camada de saúde que reveste o corpo, bem como a força física e poder de concentração.

A energia é renovada ao nascer do sol, porque existem qualidades amorosas (sattvicas) na Natureza, que trazem a harmonia, a paz mental e a frescura aos nossos sentidos.

Diga uma oração, faça uma invocação antes de se levantar, ou ouça/cante um mantra: é saudável iniciar o dia abençoando-o.

☘ Limpar o rosto, a boca e os olhos:

Deve passar agua fria sobre o rosto e boca, de seguida lave os olhos com agua fria ou numa temperatura um pouco abaixo do ambiente.

☘ Beber água:

Beber água morna ou em temperatura ambiente, ajuda o sistema digestivo, rins e estimula a peristáltica.

☘ Evacuação:

Após a ingestão de água o organismo fica estimulado para a expulsão dos detritos acumulados durante a noite, uma ida à casa de banho, todos os dias à mesma hora, ajuda a regular o movimento intestinal. A respiração nasal alternada também pode estimular e ajudar.

☘ Raspar a língua:

Durante a noite as toxinas (ama) são expelidas pelo organismo dirigindo-se para diversos pontos de saída. A língua é um deles, por isso mesmo é necessário remover essa película de toxinas acumuladas na língua. Este procedimento deve ser feito sobretudo antes da ingestão de qualquer alimento. Esta ação vai permitir uma clareza do sentido do paladar, para além de evitar que volte a ingerir as Toxinas (ama) acumuladas. A língua é um órgão sensível e contém na sua superfície um mapa dos órgãos do corpo, demonstrando assim o nosso estado de saúde. Raspe suavemente a língua, do fundo para a ponta entre 7 a 14 vezes, esta ação estimula os órgãos internos, ajuda na digestão e remove as toxinas (ama). Os raspadores de aço inox são os mais aconselháveis.

☘ Lavar os dentes:

Escovar os dentes é sempre importante. Os hindus usam um raminho fresco de neem, que mascam numa ponta para decompô-lo em fibras que penetram nas frestas entre os dentes e deslocam pequenas partículas de alimento, tornando as gengivas fortes e saudáveis. Use uma escova macia, com uma pasta dentífrica à base de neem e de seguida o fio dental.

☘ Gargarejar:

O gargarejo ajuda a fortalecer os dentes, as gengivas e os maxilares, utilize óleo de coco por 4 a 15 minutos, bocheche vigorosamente e depois cuspa e massaje as gengivas suavemente. Por fim bochechar com água morna para limpar.

Nasya Gotas Nasais:

Colocar duas a três gotas de ghee, ou óleo de sésamo ou coco em cada narina, deixar permanecer por um minuto, e de seguida lavar com água morna, à qual tenha sido acrescentada uma colher de chá de sal e outra de ghee. Este processo ajuda a lubrificar o nariz, limpa os sinus, melhora a voz, a visão e proporciona a clareza mental. O nosso nariz é a porta do cérebro, por isso estas gotas nutrem a entrada de Prana e trazem a inteligência.

☘ Exercício – yoga:

O exercício regular, especialmente o yoga, melhora a circulação, a força, ajuda a relaxar e ter um sono repousante, melhora a digestão, a eliminação e muito mais. Vata: 12 vezes a saudação ao Sol, devagar e suavemente. Pitta: 16 vezes a saudação à Lua, moderadamente rápidas. Kapha: 12 vezes a saudação ao Sol, rápidas e vigorosas.

Pranayama– respiração:

Vata: 12 respirações nasais alternadas. Pitta: 16 respirações refrescantes – Shitali Kapha: 100 respirações – Bhastrika (curta e rápida).

☘ Meditação:

A meditação é uma forma de trabalhar conscientemente a fim de elevar o nível do nosso ser, através da elevação da energia presente no interior da nossa mente. Devemos começar a entender e perceber o mundo sem apegos, sem juízos de valor, e sem desejos. É importante meditar de manhã e à noite, vai trazer paz e equilíbrio na vida.

☘ Automassagem – Abhyanga:

A automassagem diária oferece muitos benefícios, energiza e faz vibrar simultaneamente a pele, os músculos e os nervos. O calor e a vitalidade do corpo aumenta à medida que o coração e o sistema circulatório começam a fornecer oxigénio puro e energia vital a todas as partes do organismo. Proporciona uma leveza corporal, o corpo fica mais ativo e energético, impedindo o desenvolvimento da maioria das doenças da pele. Aumenta a inteligência, o vigor, a vitalidade sexual, nutre e revitaliza os tecidos de corpo permitindo a eliminação de toxinas das células aumenta a autoconfiança, a beleza, harmonizando assim naturalmente o Corpo-Mente-Espírito .

Para Vata utilizar o óleo de sésamo, para Pitta óleo de coco e para kapha óleo de girassol.

☘ Banho:

O banho diário purifica a mente e o corpo, aumenta o sémen, promove a longevidade, alivia a fadiga, aumenta a força, proporciona o brilho vital da saúde, remove o sono, o suor e a fadiga e dissipa a irritação. Bom para todos os órgãos motores e órgãos sensoriais, purifica também os nervos, dissolve a tristeza, aumenta o entusiasmo, fornece energia vital ao sistema e traz clareza à mente. Os banhos de água muito fria e muito quente devem ser evitados. Pois os banhos com água muito fria aumentam a quantidade de frio nos nervos e podem acarretar vários tipos de problemas musculares. O excesso de calor do banho quente expande os músculos, tornando-os gradualmente frouxos e flácidos. Claro que os efeitos destas duas práticas talvez não sejam sentidos na juventude, mas se continuadas irão manifestar-se mais tarde sob a forma de fraqueza, cãibras, problemas renais e deficiência de sémen. A água do banho deve ser, em geral, quente, exceto na cabeça e nos olhos.

☘ Vestuário:

Após o banho deverá vestir roupas limpas, traz beleza e virtude.

☘ Perfume:

Usar aromas naturais, óleos essenciais ou perfumes trazem frescura, encanto , felicidade vitalidade ao corpo e melhora a auto-estima.

Para Vata o melhor aroma é o âmbar. Para Pitta aconselha-se sândalo e Jasmin. Para Kapha use tanto âmbar ou musgo.

Para Tridosha (todos os doshas) pode usar e encaixa na perfeição em qualquer dosha e que sou fã incondicionalmente são os perfumes da ALQVIMIA. Seductive Man, uma sublime combinação de óleos essenciais puros que transforma e potencia a essência masculina e o seu poder de sedução.
Sensuality Body Néctar é um dos produtos mais sublimes nunca antes criado para a mulher. Fará com que se sinta mais segura, transformará as suas emoções, potenciará a sua beleza, feminidade, sensualidade.

☘ Tomar café da manhã, de preferência de acordo com o seu Dosha:

Respeitar a constituição individual de cada um.

☘ Almoço:

Deve-se respeitar a refeição principal, entre as 11h e as 13h.

☘ Jantar:

O jantar deve ser no máximo até às 20h, dando preferência para alimentos mais leves como sopas e nunca dormir de estômago cheio. Não devemos assistir televisão e filmes violentos antes de ir para a cama.

☘ Antes de dormir:

Beber um chá de camomila, ou de plantas como a Valeriana, podem ajudar a dormir. Mas se estiver com muita fome opte por um alimento leve como um copo de leite de amêndoas com um pouco de canela, noz- moscada e mel. Fazer uma breve meditação e relaxar a mente para permitir que o sono venha naturalmente, assim vai usufruir de um sono mais profundo e restaurador.

☘☘☘

Dinacharya deve ser seguido de forma leve, sem forçar ou mudar hábitos de maneira muito brusca ou radical, pois não é nada aconselhável. Aplique aos poucos estes hábitos na sua vida. Experimente um ou dois a cada dia e vá fortalecendo a sua rotina até que eles se tornem naturais. Entender o funcionamento do nosso organismo em cada período do dia, torna tudo mais fácil para conseguirmos nos adaptar e viver, com melhor qualidade de vida.

Com Carinho e Amor,

Sara