Os doshas e o teu coração!

Uma razão pela qual o Ayurveda é holístico é que os doshas transpõem tudo – todas as qualidades da Natureza, incluindo a natureza humana. É preciso olhar além da saúde física para aplicar os doshas ao modo como as nossas emoções funcionam, especialmente quando se trata de relacionamentos e amor.

Durante séculos o coração foi considerado um centro espiritual e, no sistema do Yoga, o coração é um dos sete chackras (centros de energia). O chakra cardíaco é a sede das emoções, e aqui a energia sutil do coração  conecta-se ao amor, à doação, ao compartilhamento, à empatia e à proximidade emocional. Todos nós temos a experiência do coração a transbordar de emoção, mas o Yoga ensina que é aqui que se aprende a inteligência emocional.

Os doshas têm um enorme significado na tua  inteligência emocional, porque fornecem uma base pessoal para os sentimentos que surgem naturalmente.

  • Vata é emocionalmente mutável e sujeito a rápidas mudanças de humor. Os tipos Vata são sensíveis ao impacto emocional do momento. Eles são naturalmente leves, brilhantes e efervescentes, mas também se magoam  facilmente. Felizmente, a rapidez do dosha Vata facilita a recuperação das lesões. Todos nós temos um ponto de ajuste emocional que se refere ao teu metabolismo emocional, e o ponto de ajuste para Vata é rápido.
  • Pitta tem um nível emocional médio. As emoções são reprimidas e, quando desequilibradas, os tipos Pitta guardam rancor, permanecem ressentidos por muito tempo e são propensos ao ciúme. O dosha Pitta é caloroso e, quando está em equilíbrio, os tipos Pitta são afetuosos e entusiasmados. Eles não são tão influenciados pelas emoções quanto os tipos Vata, porque há uma forte tendência de controlar, característica está que está associada a este dosha.
  • Kapha tem o metabolismo emocional mais lento. As emoções são estáveis e confiáveis, com poucas mudanças ou surpresas. É preciso muita dor para machucar os tipos Kapha, porque em geral eles têm uma visão serena e tolerante da vida, inclusive das outras pessoas. A sua firmeza torna-os  bons confidentes e solidários.

Honrar os Doshas nos relacionamentos

A disfunção mais comum num relacionamento, com a visão do Ayurveda, é criada pela não consciência dos doshas. Existem inúmeros casamentos onde dois tipos de dosha são diferentes. A pessoa Kapha, por exemplo, será lenta, metódica, mostrando energia lenta pela manhã e demorando algum tempo para se preparar para as atividades do dia. No entanto, o outro parceiro pode ser do tipo Vata, inquieto, vivaz, cheio de energia, rápido para começar o dia e nada metódico.

Se essas duas pessoas tiverem apenas uma compreensão básica dos seus doshas, elas poderão ajustar-se e adaptar-se sem se sentirem pressionadas ou ressentidas. Mas sem esta compreensão, o que muitas vezes acontece é um julgamento a longo prazo. O tipo Kapha é rotulado como lento, teimoso e chato. O tipo Vata é rotulado como inconstante, irresponsável e não confiável. Um resultado secundário, que é igualmente prejudicial, é sentir-se sem apoio. Ambas as pessoas podem acabar agravando os seus doshas ao recusarem-se teimosamente a mudar ou a serem empáticos.

Os piores exemplos disso ocorrem, talvez, com a ansiedade de  Vata e o controle de Pitta. Desequilibrados, os tipos sensíveis de Vata muitas vezes se sentem ansiosos; isto também é verdade para qualquer pessoa cujo Vata entrou em sério desequilíbrio. Os tipos Pitta tendem a começar a tentar controlar tudo, inclusive outras pessoas, quando esses doshas estão desequilibrados. Os tipos Kapha tendem a ficar deprimidos ou obstinados.

A importância da inteligência emocional

Além de conhecer o perfil básico do seu tipo de dosha, o próximo passo é desenvolver a empatia. Esta é a chave para se conectar emocionalmente em qualquer relacionamento: por meio da empatia tu fazes a outra pessoa sentir-se ouvida e valorizada. Com empatia, tu pode acordar rápido e teu parceiro lento, mas tu aceitas a diferença em vez de julgar.

A importância da inteligência emocional nunca muda e, ao focarmo-nos  nela, tu  alcançarás algo valioso para a vida. Aqui estão seis princípios para guiar-te durante o processo:

  • Compromete-te a nunca reclamar, criticar ou colocares-te num lugar de vítima.
  • Imagina um futuro criativo e positivo para ti e para o teu relacionamento.
  • Não te arrependas do passado. Pois já não existe.
  • Estares presente em cada situação conforme ela ocorrer.
  • Ser independente da crítica ou aprovação de outras pessoas.
  • Ser receptivo ao feedback.

É justo dizer que quase ninguém atinge estes princípios por tentativa e erro. Uma pessoa pode viver muito tempo sem prestar atenção à inteligência emocional e, entre algumas pessoas, a palavra “emoção” muitas vezes leva-nos a algo indesejável, como mostrar sensibilidade emocional face a um sinal de fraqueza.

Mas a inteligência emocional é importante para todos. Os nossos doshas são permanentes e cada um deles tem um perfil emocional. O fato de os humanos serem capazes de observar suas emoções é uma característica notável e, quando tu começas a observar as tuas  próprias emoções, podes combater o poder de uma emoção indesejada, como o medo e a ansiedade.

Quer admitamos ou não, as emoções nos fascinam, mas estamos muito apegados às nossas próprias emoções, e basta um pouco de experiência de ansiedade, humilhação, rejeição e fracasso para nos treinar a evitar o campo minado das emoções em geral. Os  doshas podem levar-te  a um lugar melhor. É para isso que eles foram projetados, e a recompensa do amor e da felicidade faz com que cada passo do crescimento emocional valha a pena.

Com Carinho,

Sara