Ayurveda

A Medicina Ayurveda, que se pode traduzir do sânscrito como “Ciência da Vida”, foi desenvolvida na Índia e é um do mais antigos sistemas terapêuticos da humanidade.

Ayurveda afirma que tudo no Universo é formado por 5 elementos básicos da naturezaespaço, ar, água, fogo e terra. O objetivo desta ciência é estudar as influências destes elementos na natureza e no ser humano. Os elementos unem-se dois a dois para formar os doshas que atuam na nossa fisiologia, assim como na formação dos desequilíbrios psicofísicos.

Os Doshas são as expressões fisiológicas dos 5 elementos quando existe equilíbrio, mas quando ocorre um desequilibro desenvolvem algumas expressões patológicas.

DOSHA VATADOSHA PITTADOSHA KAPHA
Espaço e ar, frio, leve e seco, móvel e rápido. Actua principalmente nas funções excretória e nervosa. No tubo digestivo localiza-se no intestino grosso. Vata desequilibrado gera um quadro clínico relacionado ao aumento de espaço e ar no nosso corpo físico: secura, frio, perda de peso, inquietação, gases, prisão de ventre, receios, depressão, ansiedade e insónia.Fogo e água, é quente, moderado e oleoso (húmido). Actua principalmente na função metabólica e digestiva. No tubo digestivo localiza-se no estômago e intestino delgado. Pitta desequilibrado promove um quadro clínico a nível físico: azia, ardor abdominal, calor corporal, fezes soltas, aumento do suor, pele sensível, pele vermelha e irritada, irritabilidade e agressividade.Água e terra, é pesado, oleoso (húmido) frio e lento. Actua na função estrutural e de lubrificação dos tecidos. Kapha em desequilíbrio gera um quadro patológico relacionado com o aumento de água e terra no nosso corpo físico: peso corporal aumentado, preguiça, lentidão, oleosidade, secreções.

O Ayurveda utiliza diversas ferramentas terapêuticas para equilibrar os Doshas:

– Aconselhamento terapêutico;
– Estilo de vida;
– Terapias Ayurvedicas;
– Aromoterapia;
– Aconselhamento alimentar  para cada Dosha.

 

O Ayurveda sempre encantou pelos seus mantras, pela leveza e pela meditação. Atualmente, o foco é a utilização de plantas medicinais, na força que existe na natureza. Há um respeito, admiração, encantamento e contemplação de todos os aspectos das plantas.

Existe uma profunda conexão entre o corpo e a natureza. E há uma inteligência inata em toda a constituição celular humana. É fundamental que  o fluxo esteja em equilíbrio, para que as funções orgânicas e psíquicas sigam sua trajetória de forma harmônica.

Tudo ocorre no corpo físico e emocional  do indivíduo, como resultado tudo o que ingere e da forma que ele pensa (“corpo são, mente sã”). O propósito desse sistema é atingir e manter o equilíbrio do indivíduo com ele mesmo, com a natureza e com os outros seres. Assim,  pode estar próximo da sua  essência, mantendo o seu estado de bem , onde é possível ser feliz simplesmente pelo sentido da existência da vida.

Segundo o Ayurveda, para manter o equilíbrio é necessário a atenção à alimentação, o que é ingerido e como é ingerido, às mudanças climáticas, às estações do ano, à rotina diária,  estilo de vida….. ou seja, a tudo o que nos rodeia( factores internos e externos).  

    

     Inspire-se Com estas frases do Charaka Samhita ,texto clássico do ayurveda!

“A condição de estar liberto das doenças é a melhor fonte de virtude, prosperidade, gratificação e emancipação. As doenças são destruidoras dessa fonte, do bem-estar e da própria vida.”

“O ayurveda é aquilo que trata do que é bom e do que é ruim, de uma vida de felicidade e de infelicidade, do que promove o desenvolvimento e do que não promove, da medida exata das coisas e da natureza.”

“Mente, noção de individualidade e corpo formam um tripé sobre o qual o mundo dos seres vivos se mantém.”

“O uso excessivo, o não uso e o mau uso do tempo, da inteligência e dos objetos dos sentidos é a tripla causa das doenças psíquicas e físicas.”

“O corpo e a mente são a sede das doenças e dos prazeres. O uso equilibrado é causa dos prazeres.”

“As doenças curáveis retrocedem pelas substâncias que têm propriedades energéticas opostas com a devida consideração quanto a dose, lugar e tempo.”

Com o Ayurveda, aprende a conhecer-se melhor, assim conquistará o seu bem estar Físico, Emocional, mental!
Namastê 🙏