Com o estilo de vida agitado e sempre em movimento, não é de admirar que muitos de nós recorram a práticas como meditação e yoga e até mesmo a arte como forma de enraizamento ou recalibração. O enraizamento é um método terapêutico que envolve o realinhamento, um equilíbrio da mente com a energia da Terra. Certos exercícios, práticas e até mesmo alguns hobbies podem promover sentimentos de enraizamento, uma conexão com a terra, e também os alimentos que ingerimos têm esse poder.
Os alimentos de enraizamento/ ancoramento são tipicamente alimentos ricos em antioxidantes e que crescem sob a superfície da Terra, como batatas e tubérculos. Tenho de salientar que um vegetal de raiz tem propriedades de enraizamento, variados benefícios para a saúde e a capacidade de elevar o teu smoothie matinal com o rico pigmento rubi e potente sumo de bem-estar. Estou falar da beterraba, é claro!
A beterraba é rica em vitaminas, minerais e fibras, este delicioso vegetal de raiz pode ser apreciado regularmente e pode melhorar o teu smoothie matinal e a tua saúde com os seus “antioxidantes, magnésio, nitrato e cobre”, pois estes nutrientes desempenham papéis essenciais na tua função corporal.
Como adicionar beterraba a smoothies
A melhor maneira de consumir beterraba é crua, pois contém mais nutrientes em comparação com a beterraba cozida. Ao cozinhar, menos fitonutrientes tu obterás deles, é bom então evitar fervê-los ou cozinhá-los no vapor para aproveitá-los ao máximo em termos de nutrientes. A beterraba crua é um excelente complemento para a salada, cá em casa é opção mais utilizada, mas também podes animar o teu smoothie com beterraba.
Para adicionar beterraba a um smoothie, é aconselhável adicionar a beterraba crua ou assada (já que a torrada é a segunda melhor opção do que a crua) numa liquidificadora com outros ingredientes. Além disso, tu também podes tentar fazer um sumo de beterraba fresca com beterraba crua e adicioná-la como um componente líquido do smoothie.
O pó de raiz de beterraba é outra opção para fazer smoothies, pois é uma maneira rápida e fácil de obter os benefícios da beterraba no teu smoothie. Dito isto, esta pode ser a melhor opção, pois é difícil dizer que o valor nutricional pode ser perdido através do processamento em forma de pó.
No caso do bem-estar, comer alimentos de alta vibração, como beterraba, pode compensar com tua composição rica em nutrientes. No entanto, colocá-los num prato pode ser um desafio, especialmente se estiveres constantemente “a correr de um lado para outro”. Ao incorporar a beterraba e outros vegetais no teu smoothie diário, consegues garantir que o teu corpo seja nutrido com fontes de alta qualidade e sem teres de te preocupar com o tempo (ou com o sabor — os smoothies são excelentes para disfarçar alguns sabores que não gostes tanto). Pois nem todos nós apreciamos o sabor da beterraba.
Receita de Smoothie de Beterraba, simples e saborosa:
Ingredientes:
- 1 beterraba pequena (descascada e picada);
- 1 chávena de mirtilos;
- ½ chávena de amoras;
- ½ banana;
- ¾ chávena de água de coco (é mais para obter a consistência desejada);
- Sementes de chia, opcional.
Instruções:
-Bater numa liquidificadora a beterraba picada, os mirtilos, as amoras e a água de coco.
-Assim que os ingredientes atingirem uma consistência homogênea, acrescentar a banana e bater novamente. Observação: pode ser necessário adicionar um pouco mais de água de coco na liquidificadora para obter a consistência do smoothie desejada.
-Colocar o smoothie num copo grande e cobrir com uma pitada de sementes de chia, se gostares é claro.
Bom apetite!
Com carinho,
Sara