No Ayurveda é extremamente importante saborear os nossos alimentos, ervas, bebidas, relacionamentos, experiências, emoções, actividade física.… a nossa vida.
O SABOR (rasa) tem um significado bastante profundo, nesta medicina milenar, é considerado extremamente importante para determinar o efeito que vários alimentos, especiarias, ervas terapêuticas e experiências têm no nosso estado de equilíbrio – corpo, mente e alma.
Rasa em sânscrito quer dizer “essência”; o sabor indica a essência de um alimento ou planta, e é talvez o fator principal para compreender as suas qualidades. Também tem como significado a “apreciação”; visto desse modo, o sabor reflete sentimento que novamente é a essência das substâncias. Através do sabor podem ser percebidos a beleza e poder dos alimentos ou das plantas medicinais. Também tem como significado a “circulação” o que reflete o poder energizante dos sabores.
No Ayurveda, temos 6 sabores e cada um tem o seu papel vital.
São eles:
Doce (madhura), Ácido/Azedo (amla), Salgado (lavanda), Picante (katu), Amargo (tikta), Adstringente (kashaya).
Eles combinam de várias maneiras nos alimentos.
O mesmo alimento pode ter um sabor diferente, dependendo do clima, de onde é cultivado, quando e como é colhido, se é armazenado ou conservado, como é cozido ou processado e inúmeros outros fatores.
Aqui está o sabor (rasa) 😋, ele nos diz muito, não apenas sobre o que estamos ingerindo, mas também sobre as qualidades físicas e energéticas que ingerimos e digerimos como resultado.
👉 Sabor Doce (madhura)
Terra (prithivi) + Água (jala)
Encontramos com abundância nos cereais (arroz, milho, trigo, cevada), raízes, frutas e açúcares, carboidratos, gorduras e proteínas.
👉Sabor Ácido/Azedo (amla)
Terra (prithivi) + fogo (teja)
Encontramos em muitas frutas (limão, lima, tomates, morangos) são considerados sabor ácido (azedo) com um leve sabor doce. Todas as comidas fermentadas como o iogurte, pães, molho de soja, picles.
👉Sabor Salgado (lavanda)
Água (fala) + Fogo (teja)
Encontramos no sal, vegetais do mar, azeitonas e é o mais consumido pelas pessoas em geral.
👉Sabor Picante (Katu)
Fogo (teja) + Ar (jala)
Encontramos no gengibre, alho, cebola, assa-fétida, mostarda, todas aspimentas e especiarias picantes.
👉Sabor Amargo (tikta)
Ar (vaju) + Espaço (ákasha)
Encontramos nos vegetais crus e de folhas verdes, aloé-vera, neem, cúrcuma, alface, chá preto e em muitas ervas.
👉Sabor Adstringente (kashaya)
Ar (vaju) + Terra (prithivi)
Encontramos em alimentos ricos em tanino (café, no chá preto e verde, vinho, espinafres, romã, marmelo, maçãs, uvas, dióspiros, bananas verdes, chocolate negro, frutos secos), a maioria dos feijões e legumes possui o sabor adstringente e de seguida o sabor doce.
Para os mais curiosos ✨, quais os sabores que influenciam os doshas?!?
Para o seu aumento:👇
✨Dosha Vata = picante (Katu), amargo (tikta) e adstringente (Kashaya).
✨Dosha Pitta = ácido/azedo (amla), salgado (lavanda) e picante (Katu).
✨Dosha Kapha= doce (madhura), ácido/azedo (amla)e salgado (lavanda).
Para regular:👇
✨ Dosha Vata: doce (madhura), ácido/azedo (amla) e salgado(lavanda).
✨ Dosha Pitta: doce (madhura), amargo (tikta) e adstringente (kashaya).
✨ Dosha Kapha: picante (Katu), amargo (tikta) e adstringente (kashaya).
Dica super importante:
Começa a observar as reações que o teu corpo tem a cada alimento que consomes, vais conseguir diferenciar quais são os sabores de cada um e assim vai ter mais poder de discernimento quanto à tua escolha na hora da refeição.
Além disso, vais conquistar a consciência dos efeitos que cada alimento provoca no teu organismo 🤔, é uma informação bastante poderosa escolher o que fica e o que sai do teu prato no dia a dia ✌️.
Com carinho,
Sara 🫶